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Sergio Almeida, professor e consultor de marketing político da empresa TGT Resultados, em entrevista para o RádioBlog analisa mudança na plataforma digital
Qual você avalia a decisão do Instagram de ocultar as curtidas e visualizações de vídeo na plataforma?
Apesar de ainda ser algo experimental, como consultor de marketing político, vibrei muito. Brinco com amigos próximos e clientes que é preciso dizer: obrigado, Instagram! Ao contrário do que muitos políticos pensam, curtidas não representam o fator principal na estratégia de solidificação de uma marca e posicionamento digital. Um bom conteúdo vale muito mais do que uma capturação de um like.
Qual a principal mudança que a decisão do Instagram promove no campo político?
De cara sairão as métricas de popularidade, entra em campo o marketing de conteúdo, com destaque para a construção da narrativa de comunicação que se deseja produzir para alcançar o engajamento. A mudança já alerta que temos que “olhar para dentro”, interpretando dados, comportamentos e feedbacks dos seguidores. Dentro deste contexto, a forma de contar os fatos fará ainda mais toda diferença.
Como fazer esta construção de narrativa?
A construção da narrativa política demanda tempo. É preciso definir uma linha de atuação para o político, definir os canais, estabelecer as mensagens, analisar cenários, pesquisa, tudo isso conectado com as mídias sociais, que são ferramentas importantes para construção das redes. Enfim, estabelecer um plano de comunicação política focado no eleitor. Afinal, a decisão final na urna será dele.
O instagram seria conceituado como uma rede social ou mídia social?
Realmente existe certa confusão que é feita nos termos mídias sociais e redes sociais. As mídias sociais são os canais ou ferramentas que possibilitam a disseminação de mensagens e conteúdos. Já as redes sociais são as relações entre grupos de pessoas. Em termos digitais, a rede é uma parte da mídia. No caso do Instagram, ele se enquadra como uma mídia social com foco nos fundamentos de rede social, uma vez que a dinâmica está concentrada nas postagens de fotos e promoção de interações como comentários e curtidas.
Qual a mídia social mais forte para política atualmente?
Isso vai depender do perfil de cada político. Mas enquanto mídia social, aponto o Whatsapp como sendo uma das mais fortes da atualidade, sem dúvida alguma. Por todo potencial de bom e ruim que pode provocar no campo político.
Sobre a TGT Resultados
A TGT Resultados é uma empresa de consultoria com atuação no segmento público e privado, atuando com ênfase na área estratégica de planejamento político e eleitoral em ações relacionadas à gestão de conteúdo para redes sociais.