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O ex-juiz Ramonilson Alves Gomes, candidato do Patriota à prefeitura de Patos, considerado ‘cara nova’ na disputa eleitoral na cidade ‘Morada do Sol’, é o candidato com maior poder de engajamento nas redes sociais, revela levantamento feito pela empresa AtivaWeb Group, especialiazada em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais, do multimídia Alek Maracajá.
Ex-magistrado, Ramonilson pode ser encaixado no perfil de ‘outsider’ e o seu desempenho no ‘universo digital’ chega a ser surpreendente. Diferentemente do principal concorrente, o atual deputado e ex-prefeito Nabor Wanderley, do Republicanos, que tem mais de 21 mil seguidores e já está um bom tempo no Instagram, o candidato do Patriota tem quase 7 mil seguidores, mas possui uma taxa de engajamento, que leva em consideração a proporcionalidade entre números de fãs, curtidas e comentários.
Pelo levantamento, com base nas dez mais recentes publicações dos nomes que se apresentam na corrida sucessória em Patos no Instagram, plataforma mais popular no Brasil atualmente, mostra que o ex-juiz tem uma de engajamento superior a 8%, enquanto seu principal oponente, conforme as últimas pesquisas de intenção de voto, o deputado Nabor Wanderley, do Republicanos, tem 2,06%.
No geral, o ex-juiz tem, em média, 511 likes e 35 comentários por postagem; Já Nabor Wanderlei tem 406 curtidas e 38 comentários por publicação.
Lenildo Morais, do PT, registrou, com base nas últimas dez postagens, uma média de 30 likes e apenas 4 comentários por publicação, o que corresponde uma taxa de engajamento de 1,08%. Morais tem pouco mais de 3 mil seguidores na plataforma.
O engajamento é fundamental para um desempenho satisfatório nas redes sociais, alerta Alek Maracajá. “A cada nova eleição a campanha na internet tem obtido mais relevância e espaço na estratégia dos partidos e candidatos. Eu diria que os profissionais envolvidos nas campanhas devam se debruçar melhor sobre esses números”, registrou.